terça-feira, 20 de abril de 2010

REVISÃO PARA O 8º ANO A REVOLUÇÃO FRANCESA

REVISÃO PARA O 8º ANO

A REVOLUÇÃO FRANCESA


• A consolidação do absolutismo na França foi tardia quando comparada com outras nações da Europa. Isto se deu devido a várias revoltas e guerras as quais a França estava envolvida. Uma delas foi a Guerra dos 30 anos.
• As principais características do Absolutismo Monárquico eram: a centralização do poder nas mãos do rei, desigualdade política,
• Durante o tempo que passou no poder, Napoleão Bonaparte desenvolveu várias medidas econômicas, uma delas ficou conhecida como o Bloqueio Continental, o qual determinava que todos os países do Continente não mantivesse vinculo econômico com a Inglaterra.
• A convocação dos Estados Gerais foi uma demonstração de poder do Antigo Regime, Absolutismo, e um dos grandes responsáveis para o início da Revolução Francesa. A Revolução Francesa representou uma ruptura de estrutura, pois a burguesia até aquele momento era considerada marginalizada e sem grandes participações políticas e após a Revolução se tornou “senhora do Estado”.
• Após a Assembléia dos Estados Gerais o Poder político na França ficou dividido em três estados:
1º Estado = Clero, 2º Estada = a nobreza e o 3º Estado = formado pelos “comuns”, ou seja, o resto da população.
• O marco principal da Revolução Francesa foi a Queda da Bastilha símbolo de poder e do Absolutismo. A Bastilha foi tomada de assalto por artesãos, operários, pequenos comerciantes, camponeses, lavadeiras e costureiras que depois queimaram a fortaleza.
• Após a Revolução um dos fatores que contribuiu para evidenciar a superação do Absolutismo na França foi à separação do Terceiro Estado dos outros dois que depois formaram a Assembléia Nacional Constituinte com a participação do Clero e da nobreza que não aceitaram.
• Entre as várias medidas propostas pela a Assembléia Nacional Constituinte estavam: a abolição dos deveres dos camponeses para com o Clero, a instituição do direito à igualdade perante a lei e a instituição do direito à inviolabilidade da propriedade privada.
• A Revolução Francesa teve quatro fases: Império, Diretório, Consulado e República.
• Após assumir o trono da França Napoleão manteve políticas de dominação e controle dos bens das instituições e de particulares entre elas manteve as perseguições religiosas e confisco das propriedades eclesiásticas iniciadas durante a Revolução.
• Após decretar o Bloqueio Continental, que não foi aceito pelo rei de Portugal, D. João VI, Napoleão resolve invadir Portugal com suas tropas que contribui para a vinda da família real ao Brasil.
• Uma da conquistas após a Revolução foi o direito de igualdade de todos assegurada pela criação da Declaração dos Direitos Universais do Homem e do Cidadão que garantia: o direito à liberdade pessoal, de pensamento, e direito à igualdade de tratamento perante a lei. Além disso, declarava que o governo não pertencia a nenhum governante, mas ao povo como um todo, e que seu objetivo era a preservação dos direitos naturais do indivíduo.

Revisando

1- Quais as fases da Revolução Francesa? Caracterize cada uma delas.
2- O que simbolizou a Queda da Bastilha durante a Revolução Francesa?
3- O que foi o Bloqueio Continental e quais as suas conseqüências?
4- O que foi a Assembléias dos Estados Gerais e o que ela determinava?
5- O que foi o Absolutismo Monárquico? Caracterize-o.

3 comentários: