segunda-feira, 19 de abril de 2010

REVISÃO PARA O 9º ANO

BRASIL REPÚBLICA VELHA.

• O Movimento Republicano chefiado pelo marechal Deodoro da Fonseca garantiu o direito de voto aos brasileiros do sexo masculino, maiores de 21 anos, alfabetizados, excetuando analfabetos, mendigos, menores de 21 anos, padres, mulheres e soldados.
• A política do Café-com-leite, durante a Republica Velha, Procurou atender aos interesses dos cafeicultores através de constantes medidas de proteção ao produto.
• A Revolta de Canudos despertava o temor nos grandes proprietários com a possibilidade da redução da mão-de-obra tendo em vista que muito trabalhador do sertão da região estava saindo do espaço das fazendas para irem à região de Canudos impregnado pelos discursos messiânicos de Antonio Conselheiro.
• Em seu livro, Os Bestializados, José Murilo de Carvalho, afirma que o movimento republica se restringiu a elite e aos militares não havendo participação da população que observava atônita o que estava acontecendo nas ruas do Rio de Janeiro.
• Segundo Nicolau Sevcenko em seu livro, A Revolta da Vacina, os movimentos de Canudos e Contestado foram retrógrados – isto do ponto de vista internacional- pois dificultavam a modernização do país.
• A queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque atingiu a economia cafeeira no Brasil e refletiu em vários países que tinha sua economia agrário-exportadora e que tinha, como hoje, a moeda americana como moeda de base.
• Durante o século XIX a economia cafeeira era produzido para a exportação, sendo seu cultivo baseado em latifúndios escravistas e a partir de meados deste século o Oeste Paulista se destacou como grande produtor de café introduzindo o trabalho livre nas fazendas, como emprego dos imigrantes.
• A Républica Velha se se caracterizou por: Aglutinação de jovens oficiais que questionavam as regras e os rumos da política oligárquica, pelo movimento militar revolucionário pelo interior do país com o objetivo de reconstruir a nação e por vários movimentos populares de cunho religioso e civil provocado pelas más condições de vida e de trabalho.
• No século XIX o café passou a ocupar o primeiro lugar nas exportações do país e a partir do século XX os grandes cafezais se localizavam no Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso e no início do séc. XX a diminuição do café gerou política de valorização do mesmo.

• FASEA DA HISTÓRIA DO BRASIL:

1889 – 1894 – República da Espada
1894-1930 – República Oligárquica
1930-1945 – Era Vargas
1945-1964 – Regime Populista
1964-1984 – Ditadura Militar
1984-2010 – Nova Democracia
1889-1930 – República Velha
1930-2010 – República Velha

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sandròó'
    Que reviisão pequena eiin?
    haaaaaaaaaaaaaaaaaaahahaha'
    Vêr sii manera na prova vúúm?!'
    ;* Beiijão
    Deus te Abençõe, ti ilume, e tii guarde
    BeBeiijos,
    Põô:Amnda e /Ana Clara';D
    Maiis que teve a inspiração fooe Ana Clara'
    Vúúm?uhaushauush'
    Xauziim'Ó-Ó

    ResponderExcluir