quinta-feira, 29 de abril de 2010

RETOMADA/ TÓPICOS DE REVISÃO PARA A RECUPERAÇÃO. 8º ano

RETOMADA/ TÓPICOS DE REVISÃO PARA A RECUPERAÇÃO

8º ANO

A Revolução Francesa representou um marco na História Ocidental por seu caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime. Entre as características da crise do Antigo Regime, na França, está: (a) a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia, contra os privilégios do clero e da nobreza.
Marx, em A Sagrada Família, afirmou que o Golpe de 18 Brumário de 1799 instaurou um regime que: A concentração de um poder ditatorial nas mãos de Napoleão Bonaparte.
A Revolução Francesa foi entrecortada por várias fases, que serviram de cenário para conflitos, sonhos e redefinições políticas. Com relação ao período da Convenção podemos afirmar que: O rei Luís XVI foi condenado e guilhotinado por traição e desvios de verbas para a Contra-Revolução; O Terror teve início, atingindo os próprios membros da Convenção e que A Declaração dos Direitos do Homem foi assinada, atendendo às pressões do povo.
A Revolução Francesa e o período pós-revolução foi marcada por várias fases políticas: Império, Consulado, Diretório e República.
Estudar as questões: 8, 11, 12 e 13 da prova de 1ª Chamada.

Um comentário:

  1. vaaleu carpe, peguei a revisão gostei e aprendi o assunto. agora é só estudar pra prova amanhã :]
    Tannyta Fonseca. 8º ano

    ResponderExcluir