sexta-feira, 16 de abril de 2010

REVISÃO DO 7º ANO

A EXPANSÃO MARÍTIMA E A CHEGADA DOS EUROPEUS NA AMÉRICA

• Os nativos do Brasil praticam o canibalismo, matavam e comiam pessoas, acreditando que se tornariam iguais a elas.
• A primeira forma de economia no Brasil após a chegada dos portugueses foi à exploração e o comércio do Pau-Brasil. A mão-de-obra utilizada era a escrava indígena baseada no escambo ou baseado na troca de mercadorias. A madeira era levada para a Europa para fabricação de móveis e o látex (a tinta) servia para tingir os tecidos.
• Após chegarem à América e ao retornarem pra a Espanha, o rei da Espanha sugeriu ao rei de Portugal um acordo chamado de Tratado Bula Inter Coetera, de 1493, que determinava que todas as terras a 100 léguas da Ilha de Cabo Verde pertenceriam a Portugal e restante a Espanha, porém o rei de Portugal não aceitou.
• Um novo acordo foi feito em 1494 chamados de Tratado de Tordesilhas, que determinava que toda a terra a 370 léguas da Ilha de Cabo Verde pertenceria a Portugal e o restante a Espanha.
• O primeiro navegador português a se tornar realmente conhecido com suas grandes descobertas marítimas foi Vasco da Gama.
• Ao financiar a expedição de Cabral, o rei D. Manuel queria que o navegador descobrisse outro caminho que os conduzissem ao Oriente sem utilizar o Mar Mediterrâneo.
• A assinatura do Tratado de Tordesilhas causou grande insatisfação ao rei francês Francisco I que indagou: “Gostaria que os espanhóis e portugueses mostrassem onde está o testamento de Adão, que dividiu o mundo entre Portugal e Espanha.
• Tanto a Civilização asteca quanto a Civilização Maia tiveram sua população dizimada e suas cidades invadidas e destruídas após a chegada dos espanhóis entre elas: Palenque, Tikal e Copan.
• Ao contrário de Cabral, Colombo e o rei espanhol planejaram atingir o Leste, onde se encontravam as Índias, viajando no sentido Oeste.
• A expansão Ultramarina tinha como objetivo encontrar novos caminhos para o desenvolvimento do comércio. Essas expansões ultramarinas foram geradas pelas descobertas das novas técnicas de navegação em alto-mar como: a invenção da caravela, a descoberta da pólvora, o uso do leme e a descoberta da bússola.

35 comentários:

  1. OIII
    PROF GOSTEI DA REVISAO QUEPENA QUE FAUTEI HOJE OK
    ASS:PRISCILA KATHERINE CANPOS DE ANDRADE

    ResponderExcluir
  2. oi carpegiano,assim que acabei de estudar aqui em casa vim ver seu blog,agora sim irei poder estudar para a prova e tirar uma grande nota

    ResponderExcluir
  3. oi prof
    gostei disso
    continui asinnn priscila

    ResponderExcluir
  4. Blz Carpe.Lembra que na viagem serah eu vc mendonça,françois,Arthur hein.... Bem legal o texto!

    ResponderExcluir
  5. oi carpegiano eu estou estutando muito para a prova ru acho que eu vo dirar um boa nota

    ResponderExcluir
  6. Gostei da revisão Carpegiano.Vou estudar pra tirar dez dessa vez ;D

    ResponderExcluir
  7. Valeeu carpê ..]
    voou estudaar muuito viiu?

    beeeijo'


    by: Liins

    ResponderExcluir
  8. Caraca quanto visitante no teu site,Daqui a pouvo fica famoso hein...(tenho que fazer alguma coisa)Não posso deixar isso acontecer hsuahsuahs!Vlw

    ResponderExcluir
  9. Cade A Tabela??Vc Nao disse que ia botar?Vlw e sem querer botei a conta do site..Sou David 7ª ano e o de sima também é eu!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Vlw Carpê!
    Vou Estudar isso agr....
    Vou tirar 10,00...
    Bju Grande
    Ass:João Victor 7°,A
    Elianderson , 7°,A
    Entre no nosso blog la tbm.
    So clicar em cima desse Nome Se é sobre futebol e da os palpites das rodadas do Paulista da copa do Brasil etc

    ResponderExcluir
  12. oi carpê gostei da revisão da para tirar um dez

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. ola carpegiano gostei muito da revisao
    tho sertesa que vou tirar 10
    raphael!
    ta no email de leticia mais é
    a raphaela ok?

    ResponderExcluir
  15. vlw babuino
    se isso for cair na prova eu tiro um 10

    ResponderExcluir
  16. carpegiano gostei muito da revisao .ass:nicole

    ResponderExcluir
  17. Carpegiano,adorei a revisão.
    Ass:Carolina Brandão

    ResponderExcluir
  18. carpe adoreia revisão espero que só seja isso mesmo ( a expanção maritima) pq como conheço vc jah sei q na hora da prova sempre chega com uma surpresinha bjinnn xauuu!!!!
    ASS: Oriane 7° matutino

    ResponderExcluir
  19. oi carpe!!! dei uma olhadinha na revisão,espero que tenha varias questões dessas aí,pra minha nota dessa vez não ficar fininhaaaaaaaaaa e sair voando. inté amenhã!!! rafinha.....

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Olá Carpegiano, tudo bem?
    Estou pegando no pé de Lucas françois prá estudar e tirar um dez na prova de hoje..kakakakakakakaka.....
    Beijos,
    Cleide

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Fclof
    Prof. eu me dei mal por causa de uma coisa eu num tinha nen essa iformaçao que a revisao era no blog outra coisa q me prejudcou foi mesmo q eu soubesse nao adiantaria eu tava sem net, e eu tambem nao encontrei esse assunto no livro isso foi o q mais me revoltou td bem q eu encontrei algumas coisas no livro mesmo assin nao encontrei tudo,o senhor tinha passado outra revisao q nao tinha nada a ver olha eu fiquei confuso quando eu cheguei la no colegio o povo chegou perguntando estudou pelo blog ai eu disse q blog? ai responderam o do carp~e ai eu rescebi a primeira info sobre essa revisao

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. ooi Carpe ! dessa vez eu voou estudaar paara a reetomaada .

    Beeeijoos :*

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. *esta
    foi mal eu escrevi errado carpegiano

    ResponderExcluir
  28. oi carpegiano aquie o e guilherme nao deu para eu ler antes a revisao
    pq eu tinha esvrevido errado eu tinha escrevido esport no lugar de esporte.
    dessa vez eu vou estudar mais para retomada,vou usar o conteudo do blog e o livro.
    vc vai passar revisão para retomada no blog??
    se fizer isso avise nós alunos
    xauu

    ResponderExcluir
  29. poxa essa sua prova foi exatamente como oriane disse tinha uma surpresinha(ou melhor uma surpresona)
    ass:aluno qualquer

    ResponderExcluir
  30. Aff Carpeeee....
    Perdi de tirar 7,0 por conta que eu marquei uma errada em vez da certa ...Qe chato né!Mais nao tem nada não,não fiquei em retomada meeeesmo , boooa quarta-feira e até sexta .

    ResponderExcluir
  31. carpê...bota a revisão para a Retomada???
    Ass: João Victor,7° ano,A

    ResponderExcluir
  32. Já coloquei João Victor. Vá lá em arquivo e veja que tem a opção retomaa?recuperação 7º ano. É só clicar em cima. Abração e Beijão para todos. Valeuuuuuu...

    ResponderExcluir