sexta-feira, 30 de abril de 2010

MENSAGEM DO PROFESSOR.

Olá meus queridos alunos! Parabéns para aqueles que conseguiram alcançar a média e incentivo para aqueles que não conseguiram. Vamos estudar um pouco mais que com certeza todos consiguiram ter um bom êxito na recuperação, pois se houver dedicação, atenção e disciplinas todos terão um bom resultado. Abração e beijão no coração de todos e Boa Sorte na Retomada.

RETOMADA/ TÓPICOS DE REVISÃO PARA A RECUPERAÇÃO. 9º ANO.

RETOMADA/ TÓPICOS DE REVISÃO PARA A RECUPERAÇÃO

9º ANO

• No Brasil, a década de 20 foi um período em que: ocorreram agitações sociais e políticas, movimentos armados, entre eles a Coluna Prestes, e várias propostas de reforma foram debatidas.
• Durante a República Velha a política do café chegou ao auge do protecionismo com o Convênio de Taubaté, passando depois a reger-se pelas leis do mercado.
• Durante a República Velha várias medidas políticas foram tomadas no Brasil instituída a partir do governo Campos Sales, entre elas a Política dos Governadores em que consistia: fortalecer os governadores, como principal instrumento para garantir a estabilidade política entre as oligarquias regionais.
• Há mais de um século, teve início no Brasil um processo de industrialização e crescimento urbano acelerado. Podemos identificar, como condições que favoreceram essas transformações: os lucros auferidos com a produção e a comercialização do café, que deram origem ao capital para a instalação de indústrias e importação de mão-de-obra estrangeira.
• o processo eleitoral durante a Primeira República, em contraste com o vigente no Segundo Reinado se diferencia a partir do momento em que: a ausência da interferência das oligarquias regionais, ao se realizarem as eleições nos grandes centros urbanos.
• Com a instalação da República no Brasil, algumas mudanças fundamentais aconteceram. Entre elas, destacam-se: um poder executivo frágil e a criação de forças públicas estaduais.
• Revisar as questões da prova de 1ª chamada: 1, 14 e 15
• O que foi o Encilhamento na República Velha? Explique.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

RETOMADA/ TÓPICOS DE REVISÃO PARA A RECUPERAÇÃO. 8º ano

RETOMADA/ TÓPICOS DE REVISÃO PARA A RECUPERAÇÃO

8º ANO

A Revolução Francesa representou um marco na História Ocidental por seu caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime. Entre as características da crise do Antigo Regime, na França, está: (a) a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia, contra os privilégios do clero e da nobreza.
Marx, em A Sagrada Família, afirmou que o Golpe de 18 Brumário de 1799 instaurou um regime que: A concentração de um poder ditatorial nas mãos de Napoleão Bonaparte.
A Revolução Francesa foi entrecortada por várias fases, que serviram de cenário para conflitos, sonhos e redefinições políticas. Com relação ao período da Convenção podemos afirmar que: O rei Luís XVI foi condenado e guilhotinado por traição e desvios de verbas para a Contra-Revolução; O Terror teve início, atingindo os próprios membros da Convenção e que A Declaração dos Direitos do Homem foi assinada, atendendo às pressões do povo.
A Revolução Francesa e o período pós-revolução foi marcada por várias fases políticas: Império, Consulado, Diretório e República.
Estudar as questões: 8, 11, 12 e 13 da prova de 1ª Chamada.

RETOMADA/ TÓPICOS DE REVISÃO PARA A RECUPERAÇÃO. 7º ANO.

RETOMADA/ TÓPICOS DE REVISÃO PARA A RECUPERAÇÃO

7º ANO

Após a chegada dos espanhóis na América os nativos foram chamados de índios, pois Cristóvão Colombo achou que tinha chegado às Índias.
A nova colônia portuguesa recebeu o nome de Brasil por causa da madeira de cor vermelha e tinta (látex) vermelha que lembrava brasa, que em latim significa brasis, daí a origem do nome Brasil.
Apesar de ter sido descoberto por Cristóvão Colombo, o novo Continente recebeu o nome de América em homenagem ao navegador Américo Vespúcio que foi o grande responsável pela colonização da América.
O Oceano Atlântico recebeu vários nomes pelos Europeus devido o medo que os mesmos sentiam em navegar pelas suas águas, mas o nome mais comum dado ao Oceano Atlântico foi Mar Tormentoso.
Após descobrir a América o rei espanhol propôs uma acordo em 1494 ao rei português que se chamou Tratado de Tordesilhas. Esse acordo assinado na cidade de Tordesilhas determinava que toda terra a 370 léguas da Ilha de Cabo Verde pertenceria a Portugal e as terras ao leste – após a linha – pertenceria à Espanha.
Já o Tratado Bula Inter Coetera, que foi anterior ao Tratado de Tordesilhas, assinado em 1493, determinava que toda terra a 100 léguas da Ilha de Cabo Verde pertenceria a Portugal e as terras ao leste – após a linha – pertenceria à Espanha.
A esquadra enviada por D. Manuel, rei de Portugal, às Índias, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, tinha como objetivo procurar outro caminho que conduzisse ao Oriente sem utilizar o Mediterrâneo.
· Sobre as Navegações e os Descobrimentos podemos afirmar que: Com os Descobrimentos, o eixo-econômico transferiu-se do Mediterrâneo para o Atlântico, O Canadá foi explorado principalmente pelos franceses e o que melhor explica o pioneirismo luso nas navegações é a posição geográfica de Portugal.
· Entre as principais conseqüências da Expansão Marítima, encontramos, exceto: a descoberta de novos mercados, fornecedores de matérias-primas e consumidores de produtos industrializados; a mudança do eixo econômico europeu, do mar Mediterrâneo para os oceanos Atlântico e Índico e a formação dos impérios coloniais, vinculados ao Sistema Colonial Tradicional e ao processo de europeização do mundo.
· Com relação aos indígenas brasileiros, pode-se afirmar que: os índios brasileiros não aceitaram trabalhar para os colonizadores portugueses na agricultura não por preguiça, e sim porque não conheciam a agricultura.
· Quando os europeus chegaram na América os índios que aqui viviam estavam em estágio, considerado pelos europeus, de selvageria, porém do ponto de vista dos nativos eles possuíam uma civilização com cultura, política, organização social e economia (comércio) definido.
· Após o acordo feito entre Portugal e Espanha em 1494, Tratado de Tordesilhas, provocou um grande descontentamento no Rei Francisco I. O qual pode ser notado na Frase: “Gostaria que Espanhóis e Portugueses mostrassem onde está o testamento de Adão, que dividiu o mundo entre Portugal e Espanha.

RETOMADA/ TÓPICOS DE REVISÃO PARA A RECUPERAÇÃO. 6º ANO.

RETOMADA/ TÓPICOS DE REVISÃO PARA A RECUPERAÇÃO

6º ANO

• A Palavra Mesopotâmia significa Terra Entre Rios.
• Os dois rios que cercavam a Antiga Mesopotâmia eram os rios Tigres e Eufrates.
• A Mesopotâmia era formada por várias tribos ou povos entre eles os: Sumérios, Acádios, Caldeus, Assírios e Babilônicos.
• A Mesopotâmia atualmente corresponde a Região onde se encontra o país chamado Iraque.
• A Região em que se encontrava a Mesopotâmia era chamada de Crescente Fértil junto com o Egito e Israel. Essa região recebeu esse nome, pois o formato dela parecia com o formato de uma lua crescente.
• Entre vários imperadores da Mesopotâmia, Nabucodonosor foi o imperador que criou o famoso Jardim Suspenso.
• Os principais rios do Crescente Fértil eram os rios Nilo, Jordão, Tigres e Eufrates.
• A agricultura e as colheitas na Mesopotâmia eram favorecidas devido pelo alto índice pluviométrico dos rios.
• Por volta de 1900 a.C. os amoritas fundaram o Império Babilônico na Mesopotâmia. Hamurabi conquistou e unificou toda essa região, tornou-se o líder mais conhecido do Império Babilônico, governando de forma autoritária. Hamurabi também ficou famoso por outra realização. Leia com atenção o texto a seguir:

• “Se um médico fizer uma operação difícil com faca de metal em um homem livre e lhe causar a morte ou destruir seu olho, a sua mão será amputada”.
• Se o credor cobrar mais do que o juro estipulado, ele perde direito ao principal.
• Se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar então aquele que enganou deve ser condenado à morte.”.
Código de Hamurabi
Essas normas relacionam-se à realização que tornou Hamurabi famoso.
Era a Lei de Talião onde afirmava que as pessoas deveriam pagar pelos crimes da mesma forma que os cometeram. E tinha como “código” oficial à frase “Olho por olho, dente por dente”.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

REVISÃO SOBRE PRÉ HISTÓRIA E HISTÓRIA ANTIGA PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

REVISÃO SOBRE PRÉ HISTÓRIA E HISTÓRIA ANTIGA
PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO


1) A vida humana no paleolítico foi caracterizada pela migração constante, ou seja, o homem era nômade e viviam se deslocando de um lugar para outro em busca de caça e alimentos. Viviam da caça, da pesca, da coleta de frutos e raízes. O homem viviam em cavernas e desenvolveram as pinturas rupestres. Não conheciam a agricultura e nem a domesticação de animais. Conheciam o fogo, porém não dominava o seu uso. Usavam instrumentos feitos de pedra e de madeira.
2) No fim do Paleolítico o homem descobriu a agricultura o qual marcou o fim desta fase e marcou o início do Neolítico. Os homens passaram a serem sedentários, começam a construir casas de palafitas, passam a constituir famílias, inicia a domesticação de animais, passam a dominar o fogo através do atrito das pedras e começam a cozinhar os seus alimentos.
3) No fim do Neolítico os homens descobrem o estanho e o cobre que fundidos e misturados deram origem ao bronze. A partir deste o homem começou a produzir objetos de metais substituindo os de pedras e madeiras como: facas, lanças, flechas, arpões e escudos.
4) As principais semelhanças entre as civilizações egípcias e mesopotâmicas está relacionados à forma de organização social e comércio, ou seja, ambas eram formadas por uma hierarquia social: 1º Monarca, 2º sacerdote ou escribas, 3º chefes militares, 4º homens livres e 5º escravos. Na agricultura se assemelhavam naquilo que plantavam e cultivavam como: trigo, cevada, centeio e aveia. Outra grande semelhança era a proximidade com os rios que favoreciam a agricultura. Outra semelhança é de que ambas eram politeístas. Entre as diferenças pode se destacar é que o Egito tinha como governante e líder maior a figura do faraó, já os mesopotâmicos tinha a figura do imperador e um política descentralizada tribal, onde cada região – como caldeia, assíria, Babilônia, Suméria e outras – tinha seu próprio governante.
5) Abaivo, após a questão 15.
6) O Rio Nilo era considerado um deus, ou o deus Nilo, diante de sua importância para a agricultura e que estava relacionada à abundância. Seu alto índice pluviométrico contribuía para a plantação e colheita. O faraó sempre associava a sua figura de governante a um deus e ao Nilo.
7) São vários os elementos da cultura egípcia, entre eles podemos destacar as grandes construções arquitetônicas como as pirâmides e os templos os quais utilizaram e desenvolveram a geometria. Também consta com elemento cultural deixado pelos egípcios as escritas hieroglíficas que representavam cenas do cotidiano, além da contribuição e descoberta da medicina a partir do momento em que dessecavam os corpos para o ritual de mumificação e assim começaram a estudar o corpo humano em sua parte interna.
8) Por ser localizado próximo do litoral e ter sua área cortada por mares a civilização fenícia se tornaram grandes navegadores marítimos e comerciantes utilizando as rotas marítimas como tráfego e rota de comércio desenvolvendo assim relação comercial com várias civilizações da antiguidade.
9) O estado fenício era liderado pelo imperador – assim como as demais civilizações da antiguidade, depois dele vinha o sacerdote ou escriba, logo após vinha os chefes militares ou guerreiros, os homens livres e por último os escravos.
10) Uma das grandes contribuições da civilização hebraica para o mundo, e principalmente para o mundo ocidental foi a difusão do monoteísmo, a crença em um só Deus, Jeová.
11) A história da civilização hebraica e divida em três períodos: Patriarcas, juízes e reis. O patriarcalismo foi uma fase em que não existia chefe político e um grande líder estadista. As tribos da civilização hebraica era liderada e “governada” pela figura do patriarca ou o chefe da família, o homem mais velho que era o responsável por todas as esferas da sociedade tribal de cada povo hebreu.
12) O Cisma foi quando o povo hebreu foi levado cativo para o Egito e para outros impérios do Oriente onde os hebreus serviram como escravos. O cisma pode ocorrer em qual quer civilização, pois ela significa separação de um povo do seu meio cultural e social. Já a diáspora significa a dispersão dos povos hebreus para várias partes do mundo.
13) Os Persas tratavam as outras nações de forma inferior e ao invadir impunha a sua crença e seus costumes a esses povos. Várias foram as nações invadidas pelos povos persas entre elas: os gregos e os mongóis.
14) Além de contar com essas medidas de cunho político, o Império Persa garantiu sua hegemonia por meio da construção de diversas estradas. Ao mesmo tempo em que a rede de estradas garantia um melhor deslocamento aos exércitos, também servia de apoio no desenvolvimento das atividades comerciais.
15) A semelhança encontrada entre a escrita cuneiforme, o hieróglifos e o alfabeto fenício é a forma de escrita pictogrâmicas e algumas formas de grafias semelhantes e em alguns casos idênticas e que muitas vezes representavam imagens e desenhos de animais, pessoas, chifres, gravetos e outros.

5)
EGITO

OBJETIVO: esta lição abordará sobre os costumes, a vida tanto política como religiosa dos egípcios. Como surgiram. Que contribuições esta civilização trouxe para a humanidade, como ela se destacou na época. Será observado também como esta nação conseguiu superar as dificuldades para sobreviver em meio ao deserto. E como o rio Nilo foi de grande ajuda para a agricultura e as construções hidráulicas.
ORIGEM
Esta civilização teve início por volta de 4.000 a.C., e desenvolveu-se no nordeste da África. Quando falamos em África, já vem a mente um lugar quente e muito quente, mesmo assim a região onde a civilização egípcia se instalou apresentava fatores naturais para a sobrevivência do homem. Como:
• Rio Nilo- que fornecia água necessária para à vida e a agricultura.
• Solos férteis- com as freqüentes cheias do rio Nilo, era depositado no solo uma rica e prática camada de húmus nas margens do rio que fertilizava o solo.
Com tudo isso não era de se esperar que o Egito tenha sido uma das civilizações que se destacou como sendo uma das mais grandiosas e que durou por mais tempo. Teve muitas obras hidráulicas como: canais e diques. Que foram fundamentais para agricultura.
Com tantas coisas a seu favor o Egito foi chamado pelo historiador Heródoto de: “a dádiva do rio Nilo”.
Logo , esse quadro ajudou no surgimento das primeiras aldeias , chamadas de nomos,povo autônomo que vivia da agricultura rudimentar, chefiado pelos nomarcas.
POLÍTICA
Com o crescimento da população e do aprimoramento da agricultura, foi possível o surgimento de cidades. Nelas , começa a ter o aperfeiçoamento das técnicas agrícolas, e para unir forças para as construções hidráulicas foi necessário a reunião de vários nomos, dando origem a dois reinados: Alto Egito, ao sul do Nilo; e o Baixo Egito, ao norte.
Mas em 3200 a.C., Menés, rei do Alto Egito impôs a unificação dos dois reinados e tornou-se o primeiro faraó comandando 42 nomos. Com isso os nomos se tornaram representantes do poder central nos nomos, em nossos dias poderiam ser considerados como prefeitos ou governadores.
A vida política dessa civilização é dividida em:
• período pré-dinástico: abrange o início das primeiras comunidades até a primeira dinastia dos faraós.
• período dinástico: são as fases principais da política egípcia,o Antigo Império,Médio Império e Alto império. Foi nesse período que ocorreu a construção das pirâmides, o crescimento territorial e econômico além de sua expansão militar.
Vamos detalhar esse período dinástico.

PERÍODO DINÁSTICO(3200-1085a.C.)

ANTIGO IMPÉRIO(3200 a.C.-2300 a.C.)
Depois da união estabelecida por Menés, a capital do Egito passou a ser a cidade de Tinis, e depois foi mudada para Mênfis, hoje Cairo.
Os faraós tinham poderes políticos, militares, religiosos e administrativos. A maior parte da população trabalhava na agricultura, mas também era convocada para os trabalhos nas obras arquitetônicas e hidráulicas . como exemplo:as pirâmides, os túmulos dos faraós e suas famílias. Destacando-se os faraós: Quéops,Quéfren e Miquerinos, ambos da IV dinastia que fizeram as pirâmides de Gizé. também a pirâmide de Quéops tem mais de 60mil quadrados e tem mais de 6 milhões de toneladas de pedras, tendo 145 metros de altura. A duração de sua construção foi de quase 20 anos, com um recrutamento de 100 mil homens em rodízio de três meses.
Por volta de 2300 a.C. as revoltas lideradas pelos nomarcas começam a surgir e isso vai enfraquecendo a autoridade do império central e ao mesmo tempo fortalecendo o poder dos monarcas, tendo assim a descentralização do poder central , conhecido como período feudal egípcio. Mas com tantos comandantes, as lutas aumentaram e isso afetou a produção que ficou desorganizada. E a sociedade viveu um período de guerra civil.

MÉDIO IMPÉRIO(2000 a.C.- 1580 a.C.)
Os representantes nobres conseguiram acabar com as revoltas. A capital foi transferida para Tebas e os novos faraós abriram um novo período de propriedade colocando a sociedade em vassalagem geral. nesta fase o Egito consegue atingir a estabilidade política e econômica. Há também o florescimento artístico , onde ocorre a expansão do território. como a conquista da Núbia, que era rica em ouro. Mas com os levantes dos nobres que queriam maior autonomia junto com as rebeliões camponesas que viviam na pobreza, o poder central mais uma vez foi abalado. Para piorar a situação, as invasões estrangeiras estavam fazendo muitos estragos, principalmente os hicsos(asiáticos) estes tinham vantagem militar sobre os egípcios, por isso não foi difícil dominá-los. Eles dominaram a região norte e estabeleceram a capital em Ávaris.

Permaneceram por 170 anos aproximadamente.

NOVO IMPÉRIO( 1580 a.C.- 525 a.C.)
Depois da dominação pelos hicsos, a nobreza tebana conseguiu unir forças e restaurar a unidade política do Egito e expulsar os invasores. Foram liderados por Amósis I. esse novo império tratou de ampliar e fortalecer suas fronteiras, com destaques para os faraós: Tutmés III, Ramsés II e Amenófis IV.
Vejamos um pouco mais sobres eles.
• TUTMÉS III- este teve a maior expansão territorial,com isso tornou-se o primeiro império mundial. Tinha uma grande força militar, com infantaria, bem equipada, além de cavalaria e carros.
• AMENÓFIS IV- provocou uma revolução religiosa e por isso ficou conhecido como “rei herético”, pois tentou por fim ao culto a diversos deuses. Porque para ele isso era ultrapassado e conservador além dos sacerdotes terem amplos poderes, que ameaçavam a autoridade do governo. Por isso ele estabeleceu o culto a Aton( círculo solar) e com isso confiscou os bens dos sacerdotes e excluiu os demais deuses. mas como Amenófis não teve herdeiro masculino, era apenas uma questão de tempo para o poder retornar aos sacerdotes.
• RAMSÉS II- com ele também continuou as conquistas militares. por querer tanto exaltar o poder , este rei governou por mais de 70 anos.
No novo império além de conquistas militares, as manifestações culturais se desenvolveram, principalmente a religiosa. Isto é evidenciado nos templos dedicados aos vários deuses. Muitos dos quais tiveram o início de suas construções no médio império.

DECADÊNCIA DO EGITO
Depois do século XII a.C., o Egito sofre várias e sucessivas invasões. Por exemplo foram conquistados pelos assírios, por 8 anos. Depois de se libertarem deles , o Egito teve uma fase de auge, onde houve recuperação econômica e cultural, chamada de renascença saíta por ter sido impulsionada pelos nobres de Sais. Mas não durou muito tempo, em 525 a.C. os persas conquistam o Egito e quase duzentos anos a frente, os macedônios, sob o comando de Alexandre derrotam os persas. E em 30 a.C., o Egito cai nas mãos dos romanos.

SOCIEDADE
Havia diferentes camadas sociais, organizadas em castas hereditárias. Podemos representar em uma pirâmide , veja:



pela pirâmide já temos uma base de como era a sociedade, mas vamos entender cada detalhe dessa pirâmide.

DOMINANTES
• faraó e família- este ficava acima de todos, por isso ocupa o topo da pirâmide.
• sacerdotes- senhores das crenças e dos cultos,presidiam as cerimônias e administravam o patrimônio dos templos, além de desfrutar da riqueza que vinha das ofertas do povo.
• escribas- trabalhavam na administração. Sabiam ler, contar e escrever. serviam também como fiscais, e organizadores de leis.
DOMINADOS
• artesãos- trabalham na cidade em várias funções desde barbeiros até tecelões, ceramistas. Também trabalhavam na construção de templos. Viviam na pobreza.
• felás- camponeses,a maioria da população, viviam em miséria,
• escravos- presos de guerra. trabalhavam em serviço pesado. embora vivessem em condições precárias ainda tinham alguns direitos civis, como casar com alguém livres ter bens e outros.
ECONOMIA
As principais atividades econômicas foram :
• agricultura: cultivo de trigo, linho e papiro.
• Criação de animais: criação de bois, carneiros, cabras aves. Depois da invasão dos hicsos, teve a criação de cavalos.
• Comércio exterior: exportação de trigo , linho e cerâmicas para a Fenícia, Creta e Palestina e importação de marfim e peles de animais.
CULTURA
A grande influência que a cultura egípcia recebeu foi na religião.
Eles eram politeístas e suas cerimônias eram patrocinadas pelo estado e também realizadas pelo povo.
No culto patrocinado pelo estado, o destaque era para o deus AMON-RÁ ( união do deus sol e deus protetor de tebas).
Já no culto popular, a devoção maior era para OSÍRIS( deus da vegetação, e dos mortos), ÍSIS( deusa irmã e esposa de Osíris)e HÓRUS ( filho de Ísis e Osíris).
Por acreditarem na imortalidade da alma, eles preservavam o corpo dos mortos por meio da mumificação. junto com o corpo, colocava-se alimentos, roupas jóias e um exemplar do Livro dos Mortos, para serem usados na vida após a morte.
Na arquitetura , o destaque fica a cargo das pirâmides. Que para não deixar as coisas tão fáceis para os saqueadores , tinham no seu interior um verdadeiro labirinto.

Na ciência, os egípcios se destacaram por desenvolver o saber científico:
• química: manipulação de diversas substâncias para a fabricação de remédios.
• matemática: ocorre o desenvolvimento da álgebra e geometria, devido ,as transações comerciais, exigindo assim a padronização de pesos e medidas.
• astronomia: por usarem as estrelas para a navegação e atividades agrícolas, fizeram mapas do céu , agrupando e enumerando as estrelas.
• medicina: a mumificação deu origem ao estudo do corpo humano.

terça-feira, 20 de abril de 2010

REVISÃO PARA O 8º ANO A REVOLUÇÃO FRANCESA

REVISÃO PARA O 8º ANO

A REVOLUÇÃO FRANCESA


• A consolidação do absolutismo na França foi tardia quando comparada com outras nações da Europa. Isto se deu devido a várias revoltas e guerras as quais a França estava envolvida. Uma delas foi a Guerra dos 30 anos.
• As principais características do Absolutismo Monárquico eram: a centralização do poder nas mãos do rei, desigualdade política,
• Durante o tempo que passou no poder, Napoleão Bonaparte desenvolveu várias medidas econômicas, uma delas ficou conhecida como o Bloqueio Continental, o qual determinava que todos os países do Continente não mantivesse vinculo econômico com a Inglaterra.
• A convocação dos Estados Gerais foi uma demonstração de poder do Antigo Regime, Absolutismo, e um dos grandes responsáveis para o início da Revolução Francesa. A Revolução Francesa representou uma ruptura de estrutura, pois a burguesia até aquele momento era considerada marginalizada e sem grandes participações políticas e após a Revolução se tornou “senhora do Estado”.
• Após a Assembléia dos Estados Gerais o Poder político na França ficou dividido em três estados:
1º Estado = Clero, 2º Estada = a nobreza e o 3º Estado = formado pelos “comuns”, ou seja, o resto da população.
• O marco principal da Revolução Francesa foi a Queda da Bastilha símbolo de poder e do Absolutismo. A Bastilha foi tomada de assalto por artesãos, operários, pequenos comerciantes, camponeses, lavadeiras e costureiras que depois queimaram a fortaleza.
• Após a Revolução um dos fatores que contribuiu para evidenciar a superação do Absolutismo na França foi à separação do Terceiro Estado dos outros dois que depois formaram a Assembléia Nacional Constituinte com a participação do Clero e da nobreza que não aceitaram.
• Entre as várias medidas propostas pela a Assembléia Nacional Constituinte estavam: a abolição dos deveres dos camponeses para com o Clero, a instituição do direito à igualdade perante a lei e a instituição do direito à inviolabilidade da propriedade privada.
• A Revolução Francesa teve quatro fases: Império, Diretório, Consulado e República.
• Após assumir o trono da França Napoleão manteve políticas de dominação e controle dos bens das instituições e de particulares entre elas manteve as perseguições religiosas e confisco das propriedades eclesiásticas iniciadas durante a Revolução.
• Após decretar o Bloqueio Continental, que não foi aceito pelo rei de Portugal, D. João VI, Napoleão resolve invadir Portugal com suas tropas que contribui para a vinda da família real ao Brasil.
• Uma da conquistas após a Revolução foi o direito de igualdade de todos assegurada pela criação da Declaração dos Direitos Universais do Homem e do Cidadão que garantia: o direito à liberdade pessoal, de pensamento, e direito à igualdade de tratamento perante a lei. Além disso, declarava que o governo não pertencia a nenhum governante, mas ao povo como um todo, e que seu objetivo era a preservação dos direitos naturais do indivíduo.

Revisando

1- Quais as fases da Revolução Francesa? Caracterize cada uma delas.
2- O que simbolizou a Queda da Bastilha durante a Revolução Francesa?
3- O que foi o Bloqueio Continental e quais as suas conseqüências?
4- O que foi a Assembléias dos Estados Gerais e o que ela determinava?
5- O que foi o Absolutismo Monárquico? Caracterize-o.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

REVISÃO DO 6º ANO A MESOPOTÂMIA E O CRESCENTE FERTIL

REVISÃO DO 6º ANO

A MESOPOTÂMIA E O CRESCENTE FERTIL


• Os principais povos da Mesopotâmia eram: os assírios, caldeus, sumérios, babilônicos e acádios.
• Os sumérios foram os povos que criaram a escrita Cuneiforme, ou seja, Escrita em forma de Cunha.
• Os assírios apesar de serem considerados povos sanguinários foram eles que criaram a primeira biblioteca da antiguidade e que desenvolveram o comércio marítimo.
• O Crescente Fértil era formado pelo: Egito, Israel e a Mesopotâmia e seus principais rios eram Nilo, Jordão, Tigres e Eufrates.
• A agricultura da Mesopotâmia e das demais regiões do Crescente Fértil eram favorecidas pelo alto índice pluviométrico dos rios que favorecia a plantação e a colheita.
• Hamurabi foi o principal imperador dos povos sumérios. Foi ele que criou o primeiro código civil e criminal da antiguidade e do mundo, o qual leva seu nome. O Código de Hmaurabi também era conhecido como Lei de Talião e tinha como lema a frase: “Olho por olho, dente por dente”. Isto queria dizer que todos aqueles que cometessem crime pagaria da mesma forma.
• Assurbanipal foi o principal imperador dos povos assírios. Sargão foi o principal imperador dos acádios e Nabucodonosor foi o principal imperador dos povos babilônicos e foi ele que criou o famoso jardim Suspenso, considerado uma das grandes maravilhas do mundo.
• Os sambaquis eram restos de conchas em forma de morros deixados pelos índios no litoral do Brasil.
• Várias teorias surgiram ao longo do tempo para explicar a chegada do homem na América. A teoria Fenícia, dos Vikings e da Pangéia. Porém a mais aceita é a Teoria do Estreito de Bering onde diz que a 15 mil anos atrás durante uma grande era glacial se formou uma grande ponte de gelo entre a Sibéria (na Ásia) e o Alasca (na América) e estes homens atravessaram esta ponte em busca de alimento e caça.
• Todos os restos de material produzidos e deixados pelos homens e animais são chamados de fósseis.
• A antiga região da Mesopotâmia corresponde ao atual país do Iraque.
• A região que vai do Egito a Mesopotâmia recebeu o nome de Crescente Fértil devido a área cercada pelos rios corresponderem ao formato de uma lua crescente.
REVISÃO PARA O 9º ANO

BRASIL REPÚBLICA VELHA.

• O Movimento Republicano chefiado pelo marechal Deodoro da Fonseca garantiu o direito de voto aos brasileiros do sexo masculino, maiores de 21 anos, alfabetizados, excetuando analfabetos, mendigos, menores de 21 anos, padres, mulheres e soldados.
• A política do Café-com-leite, durante a Republica Velha, Procurou atender aos interesses dos cafeicultores através de constantes medidas de proteção ao produto.
• A Revolta de Canudos despertava o temor nos grandes proprietários com a possibilidade da redução da mão-de-obra tendo em vista que muito trabalhador do sertão da região estava saindo do espaço das fazendas para irem à região de Canudos impregnado pelos discursos messiânicos de Antonio Conselheiro.
• Em seu livro, Os Bestializados, José Murilo de Carvalho, afirma que o movimento republica se restringiu a elite e aos militares não havendo participação da população que observava atônita o que estava acontecendo nas ruas do Rio de Janeiro.
• Segundo Nicolau Sevcenko em seu livro, A Revolta da Vacina, os movimentos de Canudos e Contestado foram retrógrados – isto do ponto de vista internacional- pois dificultavam a modernização do país.
• A queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque atingiu a economia cafeeira no Brasil e refletiu em vários países que tinha sua economia agrário-exportadora e que tinha, como hoje, a moeda americana como moeda de base.
• Durante o século XIX a economia cafeeira era produzido para a exportação, sendo seu cultivo baseado em latifúndios escravistas e a partir de meados deste século o Oeste Paulista se destacou como grande produtor de café introduzindo o trabalho livre nas fazendas, como emprego dos imigrantes.
• A Républica Velha se se caracterizou por: Aglutinação de jovens oficiais que questionavam as regras e os rumos da política oligárquica, pelo movimento militar revolucionário pelo interior do país com o objetivo de reconstruir a nação e por vários movimentos populares de cunho religioso e civil provocado pelas más condições de vida e de trabalho.
• No século XIX o café passou a ocupar o primeiro lugar nas exportações do país e a partir do século XX os grandes cafezais se localizavam no Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso e no início do séc. XX a diminuição do café gerou política de valorização do mesmo.

• FASEA DA HISTÓRIA DO BRASIL:

1889 – 1894 – República da Espada
1894-1930 – República Oligárquica
1930-1945 – Era Vargas
1945-1964 – Regime Populista
1964-1984 – Ditadura Militar
1984-2010 – Nova Democracia
1889-1930 – República Velha
1930-2010 – República Velha

sexta-feira, 16 de abril de 2010

REVISÃO DO 7º ANO

A EXPANSÃO MARÍTIMA E A CHEGADA DOS EUROPEUS NA AMÉRICA

• Os nativos do Brasil praticam o canibalismo, matavam e comiam pessoas, acreditando que se tornariam iguais a elas.
• A primeira forma de economia no Brasil após a chegada dos portugueses foi à exploração e o comércio do Pau-Brasil. A mão-de-obra utilizada era a escrava indígena baseada no escambo ou baseado na troca de mercadorias. A madeira era levada para a Europa para fabricação de móveis e o látex (a tinta) servia para tingir os tecidos.
• Após chegarem à América e ao retornarem pra a Espanha, o rei da Espanha sugeriu ao rei de Portugal um acordo chamado de Tratado Bula Inter Coetera, de 1493, que determinava que todas as terras a 100 léguas da Ilha de Cabo Verde pertenceriam a Portugal e restante a Espanha, porém o rei de Portugal não aceitou.
• Um novo acordo foi feito em 1494 chamados de Tratado de Tordesilhas, que determinava que toda a terra a 370 léguas da Ilha de Cabo Verde pertenceria a Portugal e o restante a Espanha.
• O primeiro navegador português a se tornar realmente conhecido com suas grandes descobertas marítimas foi Vasco da Gama.
• Ao financiar a expedição de Cabral, o rei D. Manuel queria que o navegador descobrisse outro caminho que os conduzissem ao Oriente sem utilizar o Mar Mediterrâneo.
• A assinatura do Tratado de Tordesilhas causou grande insatisfação ao rei francês Francisco I que indagou: “Gostaria que os espanhóis e portugueses mostrassem onde está o testamento de Adão, que dividiu o mundo entre Portugal e Espanha.
• Tanto a Civilização asteca quanto a Civilização Maia tiveram sua população dizimada e suas cidades invadidas e destruídas após a chegada dos espanhóis entre elas: Palenque, Tikal e Copan.
• Ao contrário de Cabral, Colombo e o rei espanhol planejaram atingir o Leste, onde se encontravam as Índias, viajando no sentido Oeste.
• A expansão Ultramarina tinha como objetivo encontrar novos caminhos para o desenvolvimento do comércio. Essas expansões ultramarinas foram geradas pelas descobertas das novas técnicas de navegação em alto-mar como: a invenção da caravela, a descoberta da pólvora, o uso do leme e a descoberta da bússola.