quinta-feira, 18 de novembro de 2010

REVISÃO PARA O 9º ANO 3º TRIMESTRE

REVISÃO PARA A PROVA DO 9º ANO (3º TRIMESTRE)

• O regime Político vigente no Brasil após o Regime Populista (1946-1964) foi a Ditadura Militar (1964-1984).
• As características desse regime foram: Estado autoritário; Ditadura, autoritarismo, repressão, censura.
• Figueiredo é responsável pela abertura democrática do regime com medidas como o fim do bipartidarismo, a anistia recíproca e decretando eleições diretas para Governadores dos Estados em 1982.
• Diretas Já foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido em 1983-1984. A possibilidade de eleições diretas para a Presidência da República no Brasil se concretizou com a votação da proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira pelo Congresso. Entretanto, a Proposta de Emenda Constitucional foi rejeitada, frustrando a sociedade brasileira.
• Caras-pintadas foi um movimento estudantil brasileiro realizado no decorrer do ano de 1992 e tinha como objetivo principal o impedimento do Presidente do Brasil e sua retirada do posto. O movimento baseou-se nas denúncias de corrupção que pesaram contra o presidente e ainda em suas medidas econômicas, e contou com milhares de jovens em todo o país. O nome "caras-pintadas" referiu-se à principal forma de expressão, símbolo do movimento: as cores verde e amarelo pintadas no rosto.
• A emenda Dante de Oliveira que estabelecia as eleições diretas para presidente da república: não foi aprovada pelo Congresso Nacional.
• 1. Plano Cruzado: Congelamento de preços, tarifas e salários pelo prazo de um ano e criação do gatilho salarial, a ser disparado sempre que a inflação acumulada superasse os 20%.
2. Plano Collor: Volta do cruzeiro como moeda nacional, bloqueio por 18 meses dos saldos de contas
correntes, poupanças e investimentos financeiros, e abertura da economia ao capital estrangeiro.
3. Plano Real: Retenção de 15% de todos os impostos e contribuições federais pelo Fundo Social de
Emergência, controle da emissão de moeda e criação da URV como indexador diário vinculado ao dólar
comercial.
• O governo de Fernando Henrique Cardoso (1994-2002) foi marcado por várias críticas no aspecto da política econômica adotada pela sua administração.I - A administração FHC tem privilegiado a abertura e a desnacionalização da economia do País, a privatização do setor público e uma política de compressão dos salários do funcionalismo público federal. II - O governo FHC nega ser um governo de perfil neoliberal e justifica a política de desmantelamento do setor estatal com o discurso da necessidade de modernizar a economia brasileira como condição para inserir-se competitivamente no processo de globalização.
• "Quem manda agora não são os políticos profissionais, nem o Congresso, é uma instância decisória importante. Mandam a alta cúpula militar, os órgãos de informação e repressão, a burocracia técnica de Estado (...) O regime pôs fim ao populismo."(Boris Fausto) O texto caracteriza uma fase histórica brasileira do período dos Governos militares entre 1964 e 1985.
• a FRASE: BRASIL, AME-O OU DEIXE-O FOI FALADA PELO PRESIDENTE MILITAR: Emílio Garrastazu Médici.
• Com o Golpe de Estado de 1964, o Brasil passou a ser governado por militares. Os presidentes do período 1964-1985 foram: Castelo Branco; Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici; João Batista Figueiredo e Ernesto Geisel.
• O próximo presidente da República será eleito, em 15 de janeiro de 1985, por um Colégio Eleitoral composto por: todos os deputados federais e senadores e uma representação de seis deputados estaduais de cada Assembléia Legislativa.
• "...as elites e camadas superiores do Terceiro Mundo, que já cercaram suas residências de arame farpado, deixaram de por o pé em vastas regiões de seu próprio país e somente ousam sair na rua armadas, obviamente já não consideram seres humanos a maioria dos seus chamados concidadãos. São essas minorias que se aferram às estratégias de privatização e abertura do FMI..." No Brasil, as minorias a que o texto se refere foram responsáveis, recentemente, pela ascensão política de Luis Inácio Lula da Silva.
• O retorno do Brasil ao regime democrático, na década de 80, teve como um dos seus marcos mais significativos foi a promulgação da nova Constituição, em 1988.
• ”Fazer o bolo crescer para depois reparti-lo” . O crescimento econômico não garantiu uma distribuição de renda mais justa

Nenhum comentário:

Postar um comentário