terça-feira, 6 de julho de 2010

REVISÃO DO 6º ANO 2º TRIM. GRÉCIA ANTIGA

REVISÃO PARA PROVA SOBRE GRÉCIA ANTIGA (2º TRIMESTRE) 6º ANO.

• A Grécia Antiga era formada por várias cidades-estado que eram independentes uma da outra. Porém as duas principais e maiores cidades da Grécia Antiga eram Esparta e Atenas. Estas duas sempre disputaram entre si o controle político e econômico da Antiga Grécia.
• Comparando estas duas principais cidades encontramos várias diferenças em vários aspectos: econômico, político, cultural, social e educacional.
• Comparando a educação ateniense com a espartana, conclui-se que: Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, o militarismo.
• A vida política de Atenas, durante o período arcaico, foi caracterizada pelas transformações que culminariam com a criação da democracia escravista. Podemos afirmar que essas transformações foram impulsionadas naturalmente, acompanhando o desenvolvimento intelectual e cultural da cidade.
• A Grécia se envolveu em diversas batalhas e guerras contra outras nações. Uma delas foi contra Roma pela região de Cartago, que se localizava no Norte da África e parte da Península Ibérica denominado de Guerras Púnicas. Outra grande disputa onde às diferenças políticas e econômicas entre espartanos e atenienses foram muito evidentes culminou no conflito armado chamado de Guerra do Peloponeso.
• O enfraquecimento das cidades gregas, após a Guerra do Peloponeso (431 - 404 a. C.), possibilitou a conquista da Grécia pelos macedônios.
• Os gregos possuíam divindades menores que inspiravam suas criações artísticas e científicas: assim Clio era a musa inspiradora da Música.
• No mês de julho de 1996, foram realizados os Jogos Olímpicos em Atlanta, nos Estados Unidos.
Sobre a origem desses jogos é correto afirmar que: Os Jogos Olímpicos faziam parte dos festejos sociais e políticos das cidades da Grécia Antiga, durante a realização dos Jogos Olímpicos se estabelecia uma trégua entre as cidades em guerra eos vencedores dos jogos eram festejados, premiados e tratados como heróis das suas cidades.
• As Cidades-Estados, na Grécia Antiga: Eram politicamente autônomas e possuíam princípios religiosos antagônicos, ou seja, cada cidade possuía um deus principal e cultuava a ele com todas as honrarias.
• A mitologia grega é rica em narrativas, contos, lenda e histórias mirabolantes. Os gregos eram politeístas acreditando em vários deuses que residiam no céu, chamado de Olimpo.ex.

Poseidon Zeus Hermes Afrodite Atenas Arthemis

• Os deuses assim como os egípcios e os povos da antiguidade tinham o costume de registra as suas histórias. Diferente dos outros povos que utilizavam estelas, tapetes, parede e portas dos palácios e templos, os gregos registravam suas histórias em vasos de porcelana e representava cenas do cotidiano.
Cenas de deuses, guerra, jogos olímpicos, semi-deuses, lutas, caça entre outros.
• As principais cidades-estados da Grécia Antiga eram:


CIDADE ATENAS ESPARTA
SISTEMA POLÍTICO Monarquia (governo de um só) Diarquia (governo de dois)
EDUCAÇÃO Voltada para o lado cultural e intelectual. Voltada para a área militar

REVISÃO PARA O 9º ANO 2º TRIM. REGIME POPULISTA NO BRASIL

REVISÃO PARA PROVA SOBRE REGIME POPULISTA NO BRASIL (2º TRIMESTRE). 9º ANO

* Se entende como Regime Populista a forma de governo onde seus representantes discursavam em favor das massas, instigavam-nas a apoiá-los e recebia apoio do povo.
* Uma série de fatos contribuiu para o processo que levou à renúncia de Vargas, em 1945, e à convocação de eleições para presidente da República. Entre esses fatos, destaca-se: a falta de base de apoio político, deixando Vargas isolado, sem sustentação partidária e as pressões internacionais lideradas pelos Estados Unidos, com apoio da opinião pública.
* O primeiro presidente do Regime Populista do Brasil foi Eurico Gaspar Dutra (1946-1951). Durante o governo Gaspar Dutra, o Brasil envolveu-se na Guerra Fria, chegando a romper as relações diplomáticas com a União Soviética e a cassar o registro de funcionamento do Partido Comunista.
* Após a renuncia de Getúlio Vargas (em 1945) e o início do Regime Populista no Brasil apenas três partidos dominaram todo o processo político e eleitoral do país. Os partidos políticos que dominaram a vida parlamentar brasileira durante o período democrático de 1946 a 1964 foram PSD, UDN e PTB.
* As eleições de 1950 trouxeram de volta ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, o presidente Getúlio Vargas, candidato vitorioso da aliança PTB-PSD. Nesse governo, Vargas que instituiu o monopólio estatal da exploração e refino do petróleo no país, a cargo da Petrobrás S.A. Nesse período, a criação da PETROBRÁS refletia a orientação nacionalista da política econômica do governo Vargas.
* Em sua carta testamento Getúlio Vargas deixa evidente que seu suicídio se deu devido a pressão sofrida por setores conservadores e grupos internacionais.
* A respeito da política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek, podemos afirmar que: contribuiu para uma integração mais profunda da economia brasileira ao sistema capitalista mundial, dentro de um desenvolvimento industrial acelerado, com o apoio de capitais e tecnologia estrangeiros e apesar da modernização a que levou uma parte do país, deixou sérios problemas econômicos e sociais de herança para os governos seguintes, como a dependência em relação ao capital estrangeiro, índices elevados de inflação, e dívida externa crescente. O desenvolvimentismo marcou o governo de Juscelino Kubitschek. Podemos considerar como decorrência desta política os notáveis índices de desenvolvimento industrial, acompanhados, contudo, de considerável endividamento externo, inflação e internacionalização da economia.
* O povo da Região Nordeste estava insatisfeito com a política ou com o governo de Juscelino Kubstchek acreditando que ele só estava se preocupando no processo de industrialização das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Para acalmar o povo Nordestino e para solucionar o problema das secas na região ele cria o SUDENE e o DNOCS que foram ineficientes no combate aos efeitos da seca, pois não construíram açudes e barragens no sertão, mas apenas no litoral e agreste nordestinos.
* No Brasil, o governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961) é lembrado como um período de estabilidade política e desenvolvimento econômico. É uma das realizações deste governo foi a criação da SUDENE, com a finalidade de viabilizar maiores investimentos no Nordeste.
* À política econômica do Governo Juscelino Kubitschek foi responsável pelo ingresso do Brasil em uma nova fase da sua economia industrial e pela presença maciça de capital estrangeiro no País. O Plano de Metas nacional desenvolvimentista constituído pelo aumento de intervenção do governo na economia, pelo incentivo aos empresários nacionais para que ampliassem e abrissem novas indústrias, pelo incentivo aos empresários estrangeiros para que viessem instalar no Brasil seus empreendimentos.
* Jânio Quadros foi eleito para substituir Juscelino Kubstchek. A duração de seu governo foi de 7 meses; renunciou em 1961. Pouco antes de sua renúncia, havia sido acusado por Carlos Lacerda de uma tentativa de golpe, desejoso de ampliar seus poderes.
* Sobre a denominada política externa independente do governo Jânio Quadros é correto afirmar que ele desejava um reatamento de relações diplomáticas com a União Soviética e apoio à tese de autodeterminação dos povos.
* No governo de João Goulart, as chamadas reformas de base foram motivos de muitas discussões. Dentre elas, a mais polêmica foi a reforma agrária, que: favorecia o desenvolvimento capitalista nacional, com o aumento das áreas cultivadas no país e da diminuição do mercado interno que daí resultaria; à redistribuição da propriedade da terra, compromisso assumido pelo governo com os trabalhadores rurais e à justiça social no campo com a defesa dos interesses dos camponeses no acesso à propriedade de terras.
* João Goulart quando assume a presidência do Brasil em 1961 ele lança o Plano trienal onde pretendia promover várias reformas em apenas três anos de governo. Entre estas reformas estavam a: Universitária, Política, Agrária etc.
* O período de João Goulart (1961-1964) foi marcado por grande instabilidade. Pode-se dizer que esse governo viveu sobre o signo do golpe de Estado. Sobre o referido período, é correto afirmar que: a proposta de reforma agrária, com emenda constitucional, provocou uma forte oposição dos proprietários rurais ao governo.
* Em relação ao golpe de 1964, que expressa o colapso do populismo no Brasil, as classes dominantes civis e militares e setores das classes médias apoiaram a derrubada do Presidente João Goulart, pois ficaram temerosos com a crescente politização das massas populares. Entre as forças da chamada direita destacavam-se organizações como o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) e o Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD) financiadas pelos EUA e os governadores de São Paulo, de Minas Gerais e da Guanabara conspiravam com a ala militar golpista.

* No momento do Golpe Militar de 1964, a Paraíba e o restante do Nordeste, assim como todo o país, viviam as contradições da política populista. A Paraíba era governada por Pedro Gondim, que havia sido eleito em 1960, dentro de uma campanha que girava em torno do populismo e que ficou conhecida como ‘queremismo’ (...), movimento de caráter popular que reivindicava a eleição de Pedro Gondim ... (...) Com a deflagração do Golpe, imediatamente inicia-se um processo repressivo visando afastar da vida política local todos os resquícios do Estado populista...

A) Características do populismo: Discurso voltado para incitar a massa, população pobre; discurso nacionalista, medidas para beneficiar os pobres, discurso patriótico, projetos nacionalistas, estado partenalista etc.
* Os anos de redemocratização (1946-1964), que se seguiram ao Estado Novo, foram marcados por uma grande efervescência cultural. Através da arte, objetivava-se entender, discutir, retratar e interpretar a realidade brasileira, para assim transformá-la. Esse movimento artístico se expressou através da literatura, da poesia, do teatro, da música e do chamado Cinema Novo. Com relação ao Cinema Novo,
- Os principais aspectos desse movimento era a “participação” popular no cenário político nacional, práticas e medidas
para beneficiar a massa, população pobre.
* Durante seus 7 meses de governo, Jânio Quadros assumiu uma atitude contraditória provocando um clima de equilíbrio precário, cuja ruptura esperava-se a qualquer momento. A dramaticidade em que viveu o período era sempre renovada pelas atitudes inesperadas e, às vezes, burlescas do Presidente da República. O episódio de condecoração de Che Guevara, então ministro de Castro, com a Ordem do Cruzeiro do Sul, foi momento capital desse drama de curta duração.
Os novos rumos da política externa no período foram o estreitamento das relações comerciais e políticas com os EUA que interferiram no processo de substituição do novo presidente, João Goulart, que agora assume um governo parlamentar que limitou o poder de decisão do presidente.
* "Democracia é a vontade da lei, que é plural e igual para todos, e não a do príncipe que é impessoal e desigual para os favorecimentos e privilégios." (Ulysses Guimarães).

a) Dê uma definição para democracia.

b) Por que a democracia deixa de existir nos regimes totalitários? Explique.

* Preencher a tabela com as características das fases as Era Vargas e suas criações.

GOVERNO PROVISÓRIO
De 1930 à 1932. Criou o Código Eleitoral que...
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GOVERNOS CONSTITUCIONALISTADe 1934 à 1937. Criou a Terceira Constituição do país e a primeira da sua gestão. Determinava que...
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GOVERNO DITATORIALDe 1937 à 1938. Deu um Golpe de estado. Implantou uma Forma de regime Totalitário, Estado Novo. Acabou com os partidos políticos, acabou com as eleições nacionais, estaduais e municipais, criou órgão de censura como o DIP e ...

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REVISÃO PARA PROVA SOBRE BRASIL PRIMEIRO IMPERIO e REGÊNCIA (2º TRIMESTRE). 8º ANO


REVISÃO PARA PROVA SOBRE BRASIL PRIMEIRO IMPERIO e REGÊNCIA (2º TRIMESTRE). 8º ANO

• Sobre o Primeiro Reinado, é correto afirmar que: A dissolução da Constituinte, o estilo de governo autoritário e a repressão à Confederação do Equador aceleraram o desgaste político de Pedro I, O temor de uma provável re-colonização, caso fosse restabelecida a união com Portugal, aprofundou os atritos entre brasileiros e portugueses e A cúpula do exército, descontente com a derrota militar na Guerra Cisplatina, aderiu à revolta, que culminou na Abdicação do Imperador.
• Sobre o processo de emancipação política do Brasil em 1822, podemos afirmar que: Para a aristocracia brasileira era fundamental que o governo do Brasil emancipado mantivesse o escravismo e as relações com a Inglaterra.
• Explodiu na província do Grão-Pará o movimento armado mais popular do Brasil. Foi uma das rebeliões brasileiras em que as camadas inferiores ocuparam o poder. Esta revolta que ocorreu durante o Período Regencial ficou conhecido como Cabanagem, que ocorreu na Província do Grão Pará.
• Associe os fatos político-militares do Primeiro Reinado e da Regência brasileira a seguir, com suas localizações:
Coluna A
1 – Balaiada
2 - Cabanagem
3 - Ato Adicional
4 - Sabinada
5 - Confederação do Equador
Coluna B
Maranhão
Pará
Rio de Janeiro
Bahia
Pernambuco

• Mesmo após a Independência do Brasil de 1822, proclamada por D. Pedro I, a situação dos escravos permaneceu essencialmente a mesma do período colonial
• Os governantes e a correspondente falta de participação popular que tem marcado a História do Brasil. No contexto da independência do Brasil, podemos citar como exemplo de exclusão de participação política nos moldes liberais a dissolução da Assembléia Constituinte de 1823 e o voto aberto.
• Após a Independência do Brasil, D. Pedro I tratou de organizar Uma Assembléia Constituinte e a criação da Primeira Constituição do Brasil de 1824. Essa constituição porém era mascarada, pois concentrava todo o poder nas mãos do imperador através de uma lei contida nela que era chamado de poder moderador.
• A Confederação do Equador, em 1824, se caracterizou como um movimento de reação à política imperial, pois não concordavam com a Constituição criada por D. Pedro I.
• A Sabinada foi um dos movimentos que ocorreu durante o Período Regencial e que pretendia proclamar a República Baiense, que deveria existir durante a menoridade de D. Pedro. Com a maioridade, seria abolida a República e a Bahia integrar-se-ia ao Império - 1837.
• A abdicação de D. Pedro I traduziu-se na vitória das tendências liberais sobre as forças absolutistas representadas pelo Imperador, completando também o processo de emancipação política do Brasil em relação a metrópole portuguesa. O período regencial, que segue à abdicação do Imperador, preparou o caminho para a consolidação do Império. Sobre esse processo é correto afirmar que: Foi consolidada a unidade política e territorial do Brasil, apesar dos movimentos provinciais de autonomia, O latifúndio e a escravidão permaneceram como bases da sociedade brasileira naquele período, A abdicação de D. Pedro I foi possível porque havia sido instalado formalmente o regime de parlamentarismo e Pelo Ato Adicional de 1834, foram criadas as Assembléias Legislativas nas diversas províncias.
• O Processo de independência do Brasil se deu na maior calmaria, pois não houve revolta, o povo não participou, pelo contrário ficaram curiosos e assustados com aquele monte de soldados montados em seus cavalos atrás do imperador.
• De acordo com a Constituição de 1824, no Brasil era o sistema eleitoral que restringia a participação política da maioria, pois concedia o direito de votar somente a quem tivesse certa renda, sendo os votantes selecionados segundo critérios censitários.
• Os governos regenciais no Brasil (1831-1840) se caracterizaram por fortalecer o poder político do Imperador, ao promover o Golpe da Maioridade.
• O papel conferido ao Imperador pela Constituição de 1824 era a chave de toda a organização política.
• A partir de 1824, a chegada de imigrantes alemães e italianos dá uma feição especial ao desenvolvimento da região. No século XIX, vivem diversas rebeliões, como a Guerra dos Farrapos, que duram dez anos." Essa revolta ocorreu no Rio Grande do Sul
• A abdicação de D. Pedro I em 1831 deu início ao chamado período regencial, sobre o qual se pode afirmar que: As elites nacionais reformaram o aparato institucional de modo a estabelecer maior descentralização política e que foi um período convulsionado por revoltas, entre elas, a Farroupilha e a Sabinada.
• Revolta de cunho popular: população pobre da região. Chegam a tomar Belém e assumem o governo 1835 -1836. Tiveram três governos: 1º governo cabano: Félix Clemente Malcher; 2º governo cabano: Francisco Vinagre; 3º governo cabano: Eduardo Angelim. Porém esse movimento foi reprimido pelo general Soares Andréia. Esse movimento ficou conhecido como Cabanagem.

REVISÃO PARA O 7º ANO 2º TRIM BRASIL COLONIAL

REVISÃO PARA PROVA SOBRE BRASIL COLONIAL (2º TRIMESTRE). 7º ANO

" Após expedição de Pedro Álvares Cabral, que saiu de Lisboa em março de 1500 e chegou no Brasl em 22 de Abril de 1500 foi estabelecido ao longo de nossa história uma relação de exploração da parte de Portugal para com a nossa terra. Primeiro foi a exploração do Pau-Brasil, em segundo a economia da cana-de-açúcar, depois exploração do ouro e por último a economia cafeeira, onde o Brasil já não mantinha mais relações comerciais só com Portugal = PAU-BRASIL/ AÇÚCAR/ OURO/ CAFÉ.
" Sobre a expedição que trouxe os europeus ao nosso Continente é correto afirmar que: Eles queriam chegar às Índias através de um caminho inteiramente marítimo isso e que só foi possível após o longo "périplo" realizado pelas costa africana, durante o século XV, por diversos navegadores portugueses, cujos expoentes foram Bartolomeu Dias e Vasco da Gama; A viagem expressou a subordinação da Coroa portuguesa à Igreja Católica, na época dos descobrimentos, já evidenciada quando o Papa estabeleceu a partilha do Mundo Novo, em 1494, através do tratado de Tordesilhas e que era objetivo de a viagem tomar posse de terras a Oeste, de modo a assegurar o controle do Oceano Atlântico Sul e, conseqüentemente, da rota marítima para as Índias.
" Ao encontrar os índios os portugueses procuraram agir de uma maneira formal, mesmo diante do estranhamento daqueles povos tão diferentes. O encontro destas duas civilizações resultou no etnocídio.
" O encontro destes dois povos tão diferentes provocou um "choque cultural" ocorridos entre conquistadores e os indígenas.
" A dominação portuguesa do Brasil não se deu unicamente com base na exploração dos recursos naturais e do trabalho indígena, mas também apresentou aspectos nitidamente ideológicos, como a imposição da religião católica aos autóctones.
" O contato inter-étnico foi de tensão e conflito armado e econômico, visto que os nativos reagiram às tentativas de vigilância impostas pelos conquistadores.
" A história do Brasil Colonial é dividida em duas Fases: Pré-Colonial (1500-1530) e Colonial (1530-1808).
" Período Pré-colonial (1500-1530): Extração assistemática de pau-brasil e envio das expedições "exploradoras" e "guarda-costas". Neste Período houveram três grandes expedições: Exploradora, Guarda Costa e Colonização.
" Período Colonial (1530-1808): Criação das Capitanias Hereditárias (D. João III) e chegada dos jesuítas para catequese dos índios e educação dos colonos.
" Em razão de as comunidades primitivas indígenas representarem, no Período Colonial, apenas reservas de força de trabalho a ser aproveitada no corte e transporte do pau-brasil, entre 1500 e 1530 no comércio realizava-se através da troca direta ou escambo.
" A centralização político-administrativa do Brasil Colônia foi concretizada com a instituição do Governo Geral.
" As leis portuguesas do século XVI são dúbias com relação aos indígenas, proíbem a escravização do indígena, mas ao mesmo tempo abrem essa possibilidade em caso de "guerra justa". Para os portugueses "guerra justa". Esta guerra significava aquela no qual o indígena tomava a iniciativa de agressão contra o branco.
" Os senhores que aqui chegaram no Brasil se tornaram dos engenhos e da riqueza neles gerada; logo, podiam comer bem e vestir-se luxuosamente. Os escravos eram uma propriedade dos senhores, como qualquer outro objeto de sua lavoura e de seu engenho, não precisando de roupas e comendo apenas o mínimo necessário.
" Após o primeiro século de colonização da América Portuguesa, em que se utilizou o indígena como escravo, o escravo negro africano passou a ser a mão-de-obra preponderante na Colônia. A mão-de-obra escrava indígena foi substituía pela negra devido a preguiça dos indígenas, avessos ao trabalho nas culturas agrícolas e a proteção dos índios pelos jesuítas, contrários à escravização dos indígenas.
" Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram: as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos e as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.
" A sociedade colonial brasileira estava baseada na exploração de mão-de-obra cativa de origem africana. Os escravos eram utilizados: no cultivo da cana para a fabricação de açúcar, na difusão de técnicas agrícolas pelo interior da colônia e nos serviços domésticos da casa-grande senhorial.





" O mapa reproduz uma área, no Brasil Colônia, de predominância de duas atividades importantes, que deram origem à sociedade do engenho e à sociedade do couro.


A) Em que parte do Brasil, Região, a economia canavieira foi predominante? _____________________________

B) Em que processo de crescimento territorial contribuiu a economia do gado, pecuária, no Brasil?

Contestando o Tratado de Tordesilhas, o rei da França, Francisco I, declarou em 1540:

"Gostaria de ver o testamento de Adão para saber de que forma este dividira o mundo."
(Citado por Cláudio Vicentino, HISTÓRIA GERAL, 1991)

a) O que foi o Tratado de Tordesilhas?

b) Por que alguns países da Europa, como a França, contestavam aquele tratado?

Explique o que eram ou foram destacando os objetivos ou características de cada uma delas:

A) As Feitorias:
B) O escambo:
C) As expedições Bandeirantes